sábado, 28 de novembro de 2009

Cá na Bélgica


Ainda não posso dizer com toda a certeza como as coisas funcionam cá na Bélgica mas posso contar com toda a certeza aquilo que vejo no dia a dia.

Estou a viver em Bruxelas e até agora tudo o que vi no que diz respeito ao tratamento dos animais faz-me sorrir.
Cá, todos os dias são centenas de pessoas a passearem os seus cães. Visivelmente bem tratados e educados.
Podem entrar em lojas, cafés, centros comerciais, metro, comboio, autocarro. Até agora vi um único sitio com uma placa onde não podem entrar. Um Hiper mercado onde cá fora há uma placa não a dizer "Proibido animais" como em Portugal mas sim "Espero aqui fora" com um espaço próprio para atrelar os animais.

Cá as pessoas vestem gabardinas aos cães quando está a chover ou casacos aos com pouco pêlo ou tosquiados.

Ainda não vi um único animal abandonado mas também não posso dizer que não existem porque não sei.
Sei que todas as lojas de animais por onde passei e entrei não vendiam animais, nem uma tartaruga. Se há loja que venda? É possível mas até agora não vi nada.

Outra coisa curiosa é o facto dos pedintes e sem abrigo terem todos um ou dois cães. No inicio desconfiei bastante de todos eles, pois os cães estava sempre muito sossegados enrolados em cobertores. Pensei que de algum modo pudessem estar presos para que ficassem quietos. Há dias não resisti em ir lá fazer festas e disfarçadamente tirar o cobertor. Não só não tinha nada a "prende-los"como tinha ração. Descansei!
É também de valor dizer que mesmo os cães cujos donos são aparentemente menos abastados parecem estar muito bem tratados, saudáveis e felizes.

Não espero que um dia em Portugal toda gente vista casacos nem gabardinas aos animais ou que os levem às compras mas sim que um dia tenham o mesmo respeito e carinho que parece haver por aqui.

Cassilda Pascoal

Sem comentários:

Enviar um comentário