domingo, 20 de março de 2016

Proteste

Solicita-se a colaboração de tod@s para o ENVIO e PARTILHA do seguinte texto para: reitoria.gabinete@uac.pt geral@aecah.com sasua@uac.pt Cc: acores@lusa.pt Magnífico Reitor Caros/as estudantes Nos últimos anos têm sido recorrente as manifestações da sociedade repudiando qualquer ato de agressividade e violência infligido animais, como forma de diversão. A estas manifestações, aconteçam presencial ou virtualmente, têm-se associado, também, as camadas mais jovens da população, que em movimentos estudantis de diferentes graus de ensino, repudiam aquilo que consideram ser uma prática desajustada aos valores que se pretendem desenvolver e implementar, nos quais se incluem o respeito e bem-estar animal, no que não se inclui a garraiada. Realça-se a grande inovação e passo civilizacional dado por diversas associações de estudantes que eliminaram dos seus programas da "Queima de Fitas" a prática da garraiada, por diversas universidades em Portugal. Desta forma, a única tradição de que qualquer instituição de ensino, neste caso concreto a Universidade, deve orgulhar-se e pela qual deve lutar acerrimamente, é a do seu papel como baluarte do conhecimento e da ética. É por isso que deve questionar regularmente as suas práticas e os seus valores para que estes sejam sempre consentâneos com o papel de charneira que a sociedade lhe imputa. Pelo seu percurso histórico, a Universidade dos Açores, tem neste campo uma responsabilidade acrescida e não pode, assim, continuar a permitir-se promover atividades que violam o princípio básico de não provocar sofrimento desnecessário. Devemos contribuir para a difusão de valores como a ética, a solidariedade, a excelência académica, não precisamos nem devemos vitimizar animais em garraiadas e atividades similares para celebrarmos os nossos sucessos. Por estes motivos manifesto o meu total repúdio, lamentando a continuidade de uma prática tão polémica, nos programas do evento supra referido, relativamente ao campus de Angra do Heroísmo no dia 9 de abril, apelando para que seja definitivamente banida. Com os melhores cumprimentos e elevada consideração,

3 comentários:

  1. Já alguma vez viram a garraiada da UAc?
    O que voces comem? Este quadro aqui a direita dos animais mortos é mesmo engraçado, voces devem comer alface do pequeno almoço até ao deitar. Controversia ao mais alto nivel.
    Na garraiada não existe espetos nem cordas e muito menos algum sinal de ferimento no animal, o bezerro apenas corre atrás dos alunos. Fazem um filme de coisas que nem sabem concretamente, pobres de espirito. Proibam e cheguem-se a frente nas touradas de praça que movem milhares e que o animal muitas das vezes é morto. Estas reformas dão cabo da cabeça das pessoas.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, é com enorme prazer que digo que este "texto" está de parabéns. Pois é notoriamente visível a grande falta de conhecimento pela nossa garraiada, vou assumir que é falta de conhecimento porque senão é mesmo ignorância, e assim sendo faço o convite a quem seja para assistir a garraiada de modo a observar quais são os mais tratos que são exercidos nos animais. Acrescento ainda que uma cultura não deve ser criticada, mas sim respeitada. A cultura faz parte da identidade de um povo e mudá-la ou tentar acabar seria apagar uma parte da identidade desse povo. Termino dando a sugestão de como a Universidade deveria ter um papel de "baluarte do conhecimento e da ética" abrir um curso em que a vertente principal deveria ser: "IFM", esmiuçando a SIGLA- Ignorância e a sua Forma de Manifestação. É com enorme desagrado que leio este texto, pois com tanta coisa com mais necessidade de mudar neste país lutam para acabar as tradições académicas. Que tal uma petição para os políticos governar de forma diferente??? Deixo aqui a sugestão. Haja Saúde.

    ResponderEliminar