sábado, 25 de julho de 2009

Plataforma de Objecção ao Biotério (debate em Benfica TV)

Só temos a agradecer a esta brilhante plataforma que é a Plataforma de Objecção ao Biotério. Mais uma vez, veio provar que não estamos sós nesta luta pelos Direitos dos Animais!

Mas, por vezes, e apesar deste apoio inqualificável, é quase inevitável impedir que sentimentos de solidão e impotência invadam o espírito de quem luta por estas causas nobres e fundamentais... Achamos chocante que uma fundação como a Calouste Gulbenkian, colabore neste tipo de projectos que em nada dignificam o ser humano e, muito menos, os Animais. Pelo contrário, "apenas" contribuem para que, cada vez mais, o nosso país continue a ser visto como um país retrógrado na Europa e no Mundo.

Se até o Governo aprova e apoia tal iniciativa, se é esse um dos conceitos que o Governo tem de desenvolvimento, progresso ou prestígio, temos mais é que lamentar que assim o seja e dizer "não, obrigado"!

O Biotério está estimado em 36 milhões de euros, e só 9 milhões serão privados. Os restantes 27 milhões resultam de fundos comunitários que o Governo "canalizou" para as regiões do Oeste e Lezíria como compensação pela deslocalização do novo aeroporto de Lisboa. (in Jornal de Notícias do dia 20 de Abril).

Só 8% dos Animais utilizados em experiências, acabam por ser validados para estudos de medicina e farmácia (os restantes 92% dizem então respeito às demais indústrias como a cosmética, por exemplo).

Dispensamos Governos desses que, em vez de auxiliarem, só dificultam o nosso desenvolvimento nos mais diversos níveis...

A União Europeia criou um Centro Europeu de Validação de Métodos Alternativos à experimentação animal.

Abaixo poderão encontrar as partes 1, 2 e 3 do debate na Benfica TV do dia 9 de Julho, sobre os animais e em que demonstram a realidade "suja" e degradante subjacente ao Biotério, com a participação da psicóloga Constança Carvalho da Plataforma de Objecção ao Biotério:

(parte 1)
(parte 2)
(parte 3)

Se pretendem obter mais informações sobre a plataforma, clique no link do site da plataforma (onde está contido o debate atrás referido, igualmente em 3 partes):


(dentro deste site existem cartas já preparadas para o envio online direccionadas à Câmara Municipal da Azambuja, à Fundação Champalimaud, à Universidade de Lisboa e à Calouste Gulbenkian, se for a vossa intenção tomar uma atitude perante estas atrocidades)

2 comentários:

  1. NÂO ao uso e abuso dos animais.
    NÃO á inconsciência humana, que faz com que todos nós participemos diariamente deste abuso indiscriminado, através da nossa alimentação, vestuário, cosmética, limpeza, ciência, enfim, uma enorme lista desta nossa dependência.
    Se todos tivéssemos esta consciência, tenho a certeza que pensaríamos duas vezes antes de uma compra.
    Esta mesma inconsciência faz com que participemos da aniquilação da nossa "humanidade", dos valores principais para a manutenção da nossa própria espécie.
    PS: para quem não perceber este comentário, aconselho que façam pesquisas neste sentido, a realidade é bastante diferente do que pensamos e do que nos contam. Tudo isto em nome da ECONOMIA. A maioria das guerras, são tambem, na verdade, em nome dessa mesma economia. Não nos deixemos enganar!

    ResponderEliminar
  2. Reparem no que escrevem:
    ...tipo de projectos que em nada dignificam o ser humano e, muito menos, os Animais".

    Não será antes ao contrário? Ou esta frase reflecte mesmo a vossa personalidade desconforme?

    Já reflectiram no Haiti e em quantos ratinhos estão lá soterrados debaixo dos escombros? E não criaram um blogue para enviar ajuda raticidária para o Haiti?

    Não têm noção do ridículo?

    ResponderEliminar