sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ecologistas contra tourada à corda na zona turística da Caloura (Correio dos Açores)

14 Agosto 2009 [Regional]

A Lagoa nos últimos tempos tem vindo a promover touradas à corda em vários pontos do concelho e já anunciou que irá realizar mais uma na Caloura, enquadrada no Dia do Mar.
A promoção desta tourada fez com que Colectivo Açoriano de Ecologistas viesse a público com uma ‘Carta Aberta’ ao Presidente da Câmara da Lagoa a manifestar a sua discordância quando à realização de um evento que não tem tradição em S. Miguel.
O teor da ‘Carta Aberta’ não merece qualquer comentário do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, embora anteriormente anteriormente tenha referido que mesmo não sendo uma tradição nossa há muita gente que gosta de assistir e participar.
Teófilo Braga, numa missiva assinada por muitos ambientalistas, refere que embora não tenha sido apanhado de surpresa, acha que a Câmara “não satisfeita com os erros já cometidos, vai voltar a promover mais uma tourada à corda”.
Entende ainda que “se já era estranho organizar uma tourada, na ilha de São Miguel, com o objectivo de pretensamente promover o mundo rural mais estranho é integrar uma tourada numa festa de homenagem a uma comunidade piscatória como a da Caloura”.
Mais adianta, numa directa a João Ponte, que é engenheiro de formação académica, “que como pessoa com um grau de instrução de nível superior, julgávamos que teria a criatividade e o bom senso de, em vez de utilizar um pseudo-espectáculo, socorrer-se de outros meios que pudessem aliar o divertimento à formação cultural e cívica da população local”.
Os ecologistas são de opinião que com a promoção de touradas a Câmara Municipal da Lagoa “não está a contribuir para a elevação cultural e espiritual da população concelhia, nem está a promover o turismo. Pelo contrário, está a usar a arma do populismo, pensando conquistar votos, e a colaborar com uma elite da Terceira que pretende levar a tourada a ganhar novos públicos com vista a abrir caminho para a legalização da Sorte de Varas e dos Touros de Morte nos Açores”.
A alguns dias da tourada, os ecologistas pedem para que o espectáculo não se realize e que a autarquia gaste o dinheiro noutra actividade e/ou instituição.

Autor: Nélia Câmara


in Correio dos Açores


Rectificação: A iniciativa partiu de um grupo de cidadãos membros deste colectivo e do Açores Melhores Sem Maltrados Animais e não do Colectivo Açoriano de Ecologistas como publicado.



2 comentários:

  1. Eu também sou contra todas as torturas de animais, temos que acabar com essas atrocidades barbaras

    ResponderEliminar
  2. Confesso que fico bastante desiludida com esta negra faceta de S.Miguel, em especial, porque é a única ilha dos Açores que conheço e o único local que já visitei e no qual me senti realmente bem.

    É lamentável esta situação. Os Açores têm tudo para servir de exemplo como "Paraíso Perdido" que tanto queremos desfrutar.
    No entanto, há quem não esteja minimamente preocupado com o bem estar de outros seres sencientes que também têm lugar e direitos neste mundo tão cruel. Há quem não pense sequer nisso..

    ResponderEliminar