sábado, 1 de agosto de 2009

Tourada nas Capelas

(foto tirada daqui)

São Miguel recebe mais uma vez um dos espectáculos mais tristes do mundo. Depois da Lagoa segue-se as Capelas.

Não querendo tornar o assunto politico, apesar de também o ser, começa a ser difícil não reparar em quem se empenha tanto em importar esta tradição.
Imagine-se, Ponta Delgada em mais de 20 freguesias apenas 2 são do Partido Socialista sendo as Capelas, claro está, uma delas.

Bem se sabe que a Sorte de Varas voltará à Assembleia Regional, em breve. E voltará todas as vezes que forem necessárias até ser legislada.
Da ultima vez houve um descontentamento generalizado da população perante a possibilidade de legislar a barbaridade, resultando no "sumiço" de "um deputado do Sim" do PS na hora da votação.
O esquema não poderá ser usado todas a vezes e se mais uma vez houver liberdade de voto os deputados deixam, tal como deixaram, de representar quem os elegeu para se representarem a si próprios e interesses pessoas e de conhecidos.

Dizem os políticos que "é em São Miguel que se ganha as eleições".
Enquanto São Miguel não gostar de touradas não haverá Sorte de Varas.
Os autarcas socialistas micaelenses arregaçaram as mangas e decidiram tratar do assunto.

E mais uma vez para interesses económicos de uma minoria e diversão de outra minora, os animais são sujeitos a uma vida miserável, vitimas do egoísmo e pequenez do Homem.



1 comentário:

  1. Anónimo14.9.09

    Lamento ter de comentar a falta de veracidade nesta vossa afirmação.
    Dizer que touradas em S. Miguel, é importar esta tradição, é desconhecer por completo as tradições micaelenses.
    Se dissessem que a mesma caiu em desuso à séculos, aí sim, concordo.
    É que para quem não sabe, em S. Miguel havia touradas e muitas.
    Quem quiser pode pesquisar, e assim ficar informado antes de atirar para o ar, afirmações que não são verdadeiras.
    É só ir à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, para ver certas proibições que a Câmara Municipal de Ponta Delgada fazia, e entre estas existem várias a proibir que não se corressem touros na Quaresma.
    Para na primeira metede do século XVII a Câmara de Ponta Delgada, pribia a realização de touradas na Quaresma, compreende-se que estas realizavam-se com tanta frequência, que se não fossem proíbidas mesmo na Quaresma eram realizadas.
    Por favor tenham mais cuidado ao afirmar que não é uma tradição micaelense, quando o que está a acontecer é nada mais do que esta ressurgir nesta Ilha.
    E nada aparece por acaso, tudo tem a sua razão de o ser, se é tradição e cultura, porquê ser contra as mesmas. Deixem as tradições em paz.

    ResponderEliminar